
Facas desenvolvidas para o Freio de Ouro 2013




Faca desenvolvida para o filme O Tempo e o Vento




O que há de melhor na cutelaria gaúcha agora faz parte do rol de equipamentos do Corpo de Bombeiros da Brigada Militar.
O prestigiado Cirurgião Dentista, Criador de Cavalos Crioulos e Cuteleiro Dr. Cássio Rodrigo Panitz Selaimen, o criador das legendárias facas SELAIMEN, idealizou, produziu e entregou à Escola de Bombeiros uma linha de facas especializadas para o uso em atividades de salvamento aquático. São equipamentos produzidos em aço especial, com um formato específico e destinado ao corte de cabos submersos, redes de pesca e obstáculos aquáticos que possam interferir nas operações de salvamento, em especial no serviço dos salva-vidas. As facas SELAIMEN, mais do que um objeto de desejo dos aficcionados por cutelaria, são produtos da mais alta grife gaúcha em matéria de qualidade e robustez, sendo desde 2009 a faca símbolo da maior e mais respeitada competição de cavalos crioulos do Brasil, o "Freio de Ouro".
Estiveram presentes à reunião com o Dr. Cássio Selaimen o Presidente da Associação dos Oficiais da Brigada Militar, TC RR José Carlos Riccardi Guimarães, além dos TC RR Maurício Martins Alves e o TC RR Luis Kruger, decanos do serviço de salvamento no mar gaúcho e pioneiros na assunção dessa atividade pelo Corpo de Bombeiros no ano de 1990.














O conjunto de 10 facas passará a ser empregado já na instrução do CISMAR que se inicia no dia 15 de outubro, momento em que daremos início à avaliação de seu emprego operacional. Todos os instrutores do CISMAR se fizeram presentes à recepção.
O Corpo de Bombeiros da Brigada Militar sente-se enaltecido pelo estreitamento das relações de amizade entre o Dr. Selaimen e a Instituição.
Temos certeza de que essa amizade se prolongará por longa data, sempre no objetivo maior de ajudar o próximo!
Major Rodrigo Dutra
Corpo de Bombeiros da Brigada Militar
Don Cassio Selaimen

Esta poesia ganhei de presente ganhei do amigo Antônio Augusto (Nico) Fagundes
Facas gaúchas artesanais que seguem o desenho e a praticidade adquirida desde os princípios dos tempos do Rio Grande do Sul.